Marcos Antônio Gandola critica retirada de milhões de reais do esporte para colocar na segurança

Marcos Antônio Gandola alerta que as organiza­ções esportivas do Brasil fo­ram pegas de surpresa com a Medida Provisória 821 que transfere parte dos recursos arrecadados pelas loterias fe­derais para o Ministério da Segurança Pública. Ela foi as­sinada pelo presidente Michel Temer na segunda-feira, mas as entidades estão se reunin­do para reagir e tentar brecar a MP que pode “acabar com o esporte no País”.

Segundo Gandola “Essa MP tira recursos inclusive para o combate à violência. Isso não é sustentável. Não é inves­tindo em bala e presídio que teremos mais segurança, o esporte é ferramenta de inclu­são social”, diz. “Não foram tirados recursos só do espor­te, mas de outras áreas so­ciais relevantes. Foi feito sem conversa, sem consulta e sem avaliação do impacto dessa decisão”, continua.

Estimativas apontam que cer­ca de R$ 300 milhões deixa­riam de entrar no orçamento do Ministério do Esporte. Ou­tros R$ 200 milhões não iriam mais para as secretarias esta­duais de esporte, que repas­sam parte dessa quantia para as secretarias municipais. “São esses recursos que ga­rantem o acesso ao esporte no País e às políticas públicas”, explica Gandola.

Gandola falou que a MP cria­da pelo Governo vai colocar o esporte para escanteio, “O esporte é uma ferramenta fun­damental de desenvolvimento social e não pode ser prejudi­cado por uma legislação que joga contra todos os brasilei­ros. Não podemos concordar com a decisão de retirar recur­sos como os direcionados aos clubes formadores de atletas olímpicos e Paralímpicos e às entidades que fomentam o es­porte escolar e universitário. Modificar a legislação que re­gula a distribuição de verbas das loterias não ajuda a resol­ver o problema.”

Ele concorda com a visão de que tirar dinheiro do esporte para dar à segurança não vai mudar o panorama.

“O Ministério do Esporte tem plena consciência da crise na segurança pública que tem afetado a vida dos brasileiros. É muito claro para todos nós que essa é uma área que me­rece receber investimentos ur­gentes e prioritários do Poder Público. Mas nunca em detri­mento do esporte, sabidamen­te um forte aliado no combate à violência”, afirma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *