Embu das Artes prestigia a grande final da Taça das Favelas em Embu-Guaçu
No último dia 12/07, num sábado perfeito para a decisão da Taça das Favelas, a equipe da Vila Dirce sagrou-se campeã 2025 por Embu Guaçu.
A decisão, que aconteceu no CDM – Centro Desportivo Comunitário, foi prestigiada pelo ex- prefeito de Embu das Artes Ney santos, pela deputada federal Eli Santos, pela vice-prefeita Dra. Beth e o vereador Natinha, ambos de Embu das Artes. Estiveram prestigiando, também, o ex-prefeito Zé Antônio, o ex-vice-prefeito Manezinho, o atual vice Neguinho, vereador Vinícius e a vereadora Márcia, todos de Embu Guaçu.
Celebrando a grande final das taças favelas, o ex-prefeito de Embu das Artes, Ney Santos, comentou que “A Taça das Favelas é muito mais do que um simples campeonato de futebol. É um fenômeno social que tem um impacto gigantesco na vida de milhares de jovens e comunidades em todo o Brasil”.
Um dos principais pilares da Taça das Favelas é a Inclusão Social. O torneio proporciona a jovens de comunidades carentes a chance de participar de um evento esportivo de grande porte, onde eles podem se expressar através do futebol e desenvolver habilidades sociais, como trabalho em equipe e disciplina. Para muitos, essa é uma oportunidade única que, de outra forma, talvez nunca teriam.
A Taça das Favelas serve como uma vitrine para a revelação de talentos. Olheiros de grandes clubes profissionais acompanham de perto.
A Taça das Favelas contribui para a ressignificação do território. Ao mostrar o potencial e os talentos que existem dentro das favelas, o evento desafia estereótipos negativos e mostra uma faceta positiva dessas comunidades, muitas vezes marginalizadas pela sociedade. É uma forma de dizer: “Aqui também há talento, aqui também há esperança”.
O jogo
A grande decisão, teve início as 11h30 no CDC Vila Dirce, envolvendo a equipe da casa e a equipe visitante Favela do Campestre.
Depois de um primeiro tempo truncado e bastante disputado, o jogo empatou em 0x0.
Aos 12:52, do segundo tempo, após a cobrança de um escanteio, o camisa 3, Cadu marcou o único gol da partida dando o Título de Campeã de 2025 da Taça das Favelas ao time da Favela Vila Dirce.
A CUFA e a Taça
A CUFA (Central Única das Favelas) é uma organização não governamental brasileira que promove inclusão social através de projetos nas áreas de cultura, esportes, lazer, educação e cidadania. A Taça das Favelas é um dos seus maiores projetos, sendo o maior campeonato de futebol entre favelas do mundo, organizado pela CUFA. Agora após conquistar o título por Embu Guaçu a equipe da favela Vila Dirce irá representar a cidade na fase estadual do evento.