‘Dia do Esporte Amador’: guia com as peças indispensáveis para iniciar diferentes esportes
Saiba quais itens adquirir para garantir conforto, estilo e liberdade de movimento nas práticas esportivas
O Dia do Esporte Amador, celebrado no Brasil em 15 de novembro, é uma homenagem aos atletas que se dedicam a modalidades esportivas de forma não profissional. Ao contrário dos atletas de elite, que contam com recursos e suporte específicos, os esportistas amadores frequentemente enfrentam desafios para conciliar treinos, competições e suas rotinas de trabalho ou estudo.
Incentivar o esporte desde cedo e criar condições para que os amadores possam competir e evoluir é essencial para o desenvolvimento de novos talentos. Pensando em estimular a prática esportiva, convidamos Marcella Sant’Anna, diretora de marketing e estilo da Body For Sure, para um montar um guia com as peças que você deve apostar para praticar diferentes esportes. Confira abaixo:
Tênis
Para a prática de tênis, é essencial contar com roupas leves e de alta elasticidade, como saias, shorts e vestidos. Peças que absorvem o suor também são ótimas opções, visto que muitas vezes o esporte é praticado em quadras abertas de saibro ou concreto, e o sol durante longos períodos pode incomodar. O branco também costuma ser uma cor muito utilizada nos uniformes. Isso começou ainda no século 19, pois naquela época as manchas de suor eram consideradas inapropriados e na roupa clara ficava mais difícil de aparecerem as marcas, se comparadas com as escuras.
Muay Thai
No muay thai, a roupa deve oferecer liberdade total de movimento. Shorts com comprimentos mais longos são ótimos para golpes de pernas, e tops de alta sustentação são essenciais, visto que o treino costuma ser de alta intensidade. Além disso, faixas e luvas são indispensáveis para proteger as mãos e pulsos durante os treinos. Peças únicas também podem ser utilizadas, desde que tenham a compressão adequada. O importante é conseguir realizar os chutes sem interferência da roupa que você está usando.
Musculação
Na musculação, escolher roupas confortáveis e que permitam flexibilidade é essencial, como leggings ou shorts com tecido de compressão. Para a parte superior, regatas ou camisetas de tecidos respiráveis são ideais, pois evitam o acúmulo de suor e mantêm a temperatura corporal estável. Aposte em conjuntos monocromáticos de top + calça para um visual mais clean e elegante.
Corrida
A corrida exige um grande esforço físico e envolve movimentos repetitivos, por isso é essencial investir em roupas leves e tecnológicas. Opte por shorts e leggings com tecidos que favoreçam a ventilação e camisetas de secagem rápida, que ajudam a manter o corpo seco e confortável ao longo do exercício. Peças ajustadas, mas não restritivas, garantem liberdade de movimento e reduzem o atrito, proporcionando um maior desempenho e conforto durante as corridas.
Yoga e Pilates
Para a yoga e o pilates, a prioridade é o conforto aliado à flexibilidade. Leggings de cintura alta e tops são ideais, pois se ajustam ao corpo sem comprimir, permitindo liberdade de movimento nas posições e alongamentos. Macacões e macaquinhos também são opções que não causam desconforto e ajudam o praticante a focar na respiração e na prática, maximizando os benefícios de cada sessão.
*por: Fernanda Pontirolle (www.popcommunication.com.br)