DestaqueDestaque 2NotíciasPauta Livre

Centro TEA Paulista amplia operação e passa a ter atendimento 24 horas

Serviço que também passa a funcionar aos finais de semana e feriados permite acolhimento remoto e acessível em todo o estado de SP

 

O Centro TEA Paulista passou a funcionar 24 horas com a opção de teleatendimento no período noturno (das 18h às 8h) e com regime ininterrupto nos fins de semana e feriados. A estratégia da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) tem o objetivo de facilitar o acesso e estabelecer um canal de apoio e orientação em diferentes situações e contextos, nas quais as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), seus familiares e cuidadores possam ter um atendimento remoto, acessível e humanizado.

O suporte remoto pode ser por telefone e vídeo, com foco em acolhimento, explicações sobre direitos e benefícios sociais, além de acompanhamentos e encaminhamentos, em consonância com as diretrizes do Plano Estadual Integrado para Pessoas com TEA (PEIPTEA). O serviço está disponível pelo telefone (11) 3116-7406 e se destina também às pessoas com deficiência.

“É um serviço que pode fazer a diferença na vida de muita gente. Por exemplo, uma mãe quando seu filho tem uma crise durante a madrugada. Ou então, um agente público diante de um incidente envolvendo pessoas com TEA. São momentos nos quais uma abordagem mais adequada e assertiva pode ser muito mais eficaz e bem recebida”, afirma o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

A equipe de teleatendimento é composta por 17 profissionais com formação superior, capacitados para atendimento especializado e encaminhamento intersetorial, incluindo psicólogos, assistentes sociais e assessores jurídicos. Além deles, o Centro TEA Paulista conta com outros 38 profissionais.

Evolução

Há 2 meses, a avó Dulcineia Pereira Chotte acompanha a neta no Centro TEA Paulista, na zona oeste da capital. A Aline tem paralisia cerebral e não consegue andar e falar, mas com os exercícios de mobilidade, a família já observa avanços dentro de casa. “A Aline é bem assistida aqui no Centro TEA Paulista, antes era rígida e não conseguia mexer os pezinhos. Agora, ela começou a sentar melhor, pegar os objetos, antes ela não conseguia pegar a mamadeira, e hoje já consegue mamar sozinha, então melhorou bastante”, afirma a avó.

Já o Isaac foi diagnosticado com TEA e TDAH em setembro de 2024. Desde então, seus pais começaram a buscar um local para levar o filho e começar o acompanhamento e terapia. No Centro TEA Paulista, ele fez aulas de pedagogia e basquete. Os pais afirmam ter observado uma melhora no comportamento e foco nos estudos. “O Isaac é um pouco ansioso, então as aulas de pedagogia têm ajudado bastante”, afirma a mãe Maria Edineide de Souza Santana.

O diretor regional da Rede Teia Agir, José Antônio Lobo Filho, explica que, durante o teleatendimento noturno e aos finais de semana e feriados, as famílias vão encontrar um acolhimento socioemocional, escuta qualificada, orientação psicoafetiva, além de orientações jurídicas, psicológicas e assistenciais, além de direcionamentos e encaminhamentos.

“O teleatendimento vem para atender uma grande parcela da comunidade que não tem condições de se deslocar até o Centro TEA Paulista. Então, qualquer cidadão de qualquer município do estado pode acessar o teleatendimento. A distância não vai ser mais impeditivo para acessar esse equipamento público”, afirma.

Sobre o Centro TEA Paulista

Inaugurado em junho de 2025, o Centro TEA Paulista e Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência, gerido em parceria com a Rede Teia Agir, é um espaço completo para acolhimento, atendimento e inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, pessoas com deficiência e seus familiares. A iniciativa integra a rede estadual de políticas públicas voltadas à inclusão e ao fortalecimento do suporte especializado em todo o território paulista.

O espaço é uma ação estratégica da SEDPcD para fortalecer a rede de apoio e atenção às pessoas com deficiência em todo o estado. Desde sua inauguração, o Centro TEA Paulista já promoveu mais de 4 mil atendimentos.

No mesmo endereço também funciona o novo Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência, ampliando a rede de acolhimento para pessoas com deficiência física, intelectual, visual, auditiva ou múltipla. O local oferece atendimentos presenciais por demanda espontânea ou encaminhamentos da rede, com orientação sobre benefícios, programas sociais e direitos, além de apoio psicológico, jurídico e social.

O equipamento é, ainda, uma base para articulação com os 645 municípios paulistas, fortalecendo políticas públicas locais e oferecendo suporte para implantação de serviços inclusivos em outras regiões do estado de São Paulo.

Serviço

Funcionamento: atendimento online 24 horas, todos os dias, e atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Localização: Rua Galileo Emendabili, 99 – Vila Leopoldina – São Paulo – SP,

Transporte gratuito e acessível, com vans que saem de hora em hora, da Estação Domingos de Moraes da CPTM.

Contatos: (11) 3116-7406 e centroteapaulista@sp.gov.br

https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/sec_deficiencia/centro_tea_paulista

 

 

(*) Priscilla Haikal (Assessoria de Imprensa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *