Instituto Gileno Bahia celebra 5 anos com caminhada e impacto social
Embu das Artes, Brasil – O Instituto Gileno Bahia comemora cinco anos de dedicação à causa social e ambiental com um marco impressionante: a coleta e reciclagem de 10 toneladas de tampinhas plásticas, o que evitou a emissão de 20 toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Para celebrar essa conquista e reforçar seu compromisso com a sustentabilidade, a organização promove, no dia 27 de setembro, a “Caminhada e Consciência Socioambiental”.
Realizado em parceria com a Movamente, o evento vai além de uma simples caminhada. Ele propõe uma experiência que une a atividade física ao ar livre e a consciência do modo de viver em uma sociedade que prioriza a cultura da sustentabilidade. “Caminhada ao ar livre é um convite para saúde física, equilíbrio mental e paz espiritual. Dê o primeiro passo e se inscreva para a caminhada do instituto: caminhar na natureza é investir em saúde, equilíbrio e paz interior.” comenta o professor Silvio Donizeti, diretor da Movamente, membro do Conselho Deliberativo e articulador da Pétala Esporte do instituto.
A programação, que começa às 8h na sede do instituto, inclui uma caminhada de 5 km, um café da manhã colaborativo e uma ação de segregação de tampinhas, reforçando o engajamento do Instituto com a sustentabilidade através da reciclagem.
As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/SoARMo4Ji5KTjbkZ9
“Essa caminhada é um evento muito importante para o Instituto Gileno Bahia. Além de comemorar seus 5 anos promovendo a cultura e a sustentabilidade, a caminhada celebrará os impactos causados na vida de cada um dos 4.850 atendidos ao longo desses 5 anos”, comenta animada a fundadora e presidente do Instituto, Luana Lacerda.
Transformando resíduos em impacto social
O Programa EcoAção tem como objetivo promover a consciência ecológica, por meio de ações socioeducativas voltadas para a sustentabilidade. Através do Programa Tampinha Legal, o Instituto Gileno Bahia mobiliza pessoas para a coleta, segregação e destinação de resíduos sólidos para a reciclagem e todo o recurso é destinado para a gestão da instituição.

O Instituto Gileno Bahia é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de fortalecer crianças, adolescentes e adultos, oferecendo-lhes as ferramentas necessárias para um futuro com mais escolhas. A organização atua em diversas frentes, mostrando que a responsabilidade social e ambiental anda de mãos dadas com o desenvolvimento humano.
“É muito gratificante ver todos esses resultados em nossos 5 anos de existência. Transformamos vidas de diversas pessoas com as nossas iniciativas”, afirma Caroline Tosta, fundadora e vice-presidente do Instituto Gileno Bahia.
Além das tampinhas: são iniciativas que mudam vidas
Além do sucesso do EcoAção, o instituto desenvolve outros projetos que impactam diretamente a vida de milhares de pessoas. São iniciativas que transcendem fronteiras. Desde 2020, alcançou 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e países como Estados Unidos, Canadá, Portugal, Inglaterra, Japão e Reino Unido.
Conheça a atuação do Instituto Gileno Bahia:
- Ações Sociais: Campanhas de arrecadação de itens básicos como alimentos, cobertores e brinquedos, que já resultaram na entrega de mais de 4 mil itens ao longo dos anos.
- Global Citizens: Aulas on-line e presenciais de inglês para adolescentes e adultos.
- Ciclos de Palestras: Uma série de vídeos no canal do YouTube do Instituto Gileno Bahia, onde profissionais de diversas áreas de atuação compartilham seu conhecimento, promovendo o desenvolvimento pessoal da audiência.
- Encontrar-Se: Projeto que acontece desde 2022 através de encontros on-line. Tem como objetivo promover o protagonismo feminino, através do autoconhecimento e do autocuidado.
“Me sinto honrada em contribuir para o Instituto Gileno Bahia desde 2022, compartilhando o meu conhecimento em saúde e bem-estar no Projeto Encontrar-Se, no Ciclo de Palestras e na gestão da pétala saúde do instituto. O Encontra-Se é o meu ‘xodó’, pois acompanhar o desenvolvimento das participantes e fazer parte disso é extremamente gratificante e alimenta o meu propósito de vida, que é apoiar pessoas a terem saúde, se sentirem bem e viverem livres e felizes.” declara Erika Noguchi, membra do Conselho Deliberativo e articuladora da Pétala Saúde do instituto.
A Caminhada e Consciência Socioambiental é uma oportunidade para a comunidade de Embu das Artes e região conhecerem de perto o trabalho do Instituto Gileno Bahia. Para saber mais sobre as iniciativas e seu trabalho em prol do desenvolvimento humano, acesse o site https://institutogilenobahia.org.br. Lá, você pode conferir a programação completa e participar da próxima edição. Juntos, podemos fazer a diferença.