DestaqueNotíciasTaboão da Serra

Secretaria de Saúde de Taboão da Serra realiza oficina sobre Atenção Primária à Saúde

Capacitação abordou territorialização e integração das equipes de saúde para atendimento de excelência, centrado no paciente

 

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra promoveu, na segunda-feira, 29/09, a oficina “A arte do cuidar: resgate da APS como ordenadora do cuidado”, voltada aos profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS). O encontro realizado no Cemur teve como objetivo promover reflexões sobre a importância da APS e reforçar seu papel central na gestão do cuidado de pessoas, famílias e comunidades.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Ailton Bogalho Júnior, a Atenção Primária é fundamental para garantir que o SUS funcione de forma integrada e humanizada. “A APS é a porta de entrada do sistema de saúde e deve ser o ponto de referência para todas as demandas. Nosso compromisso é fortalecer esse nível de atenção, garantindo que cada cidadão seja acolhido e acompanhado ao longo de toda a sua vida, e não apenas tratado como mais um número na rede de serviços.”, declara.

A APS é o primeiro nível de atenção em saúde e envolve um conjunto de ações individuais e coletivas, incluindo promoção e proteção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde. Seu objetivo é oferecer atenção integral, que impacte positivamente a saúde da população.

A coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Inês Mamede do Rosário, ressaltou a importância da territorialização e da atuação das equipes como ordenadoras do cuidado. “Hoje realizamos uma oficina de territorialização, reunindo todos os equipamentos de saúde – UBSs e unidades de especialidades – para capacitar as equipes sobre o papel da Atenção Primária como ordenadora do cuidado”, explica. “A UBS recebe e acompanha o paciente desde o nascimento, passando pelo crescimento, idade adulta, até o final da vida. É fundamental que cada equipe compreenda sua função e a importância de qualificar o trabalho dentro de seu território, que é dinâmico e possui características próprias, como cultura e religião. Nosso objetivo é capacitar os profissionais para construir territórios de APS eficientes e centrados no paciente.”, completa Inês.

O encontro reforçou a responsabilidade das equipes de APS em coordenar ações, integrar diferentes pontos da rede e garantir que o usuário seja colocado no centro do cuidado, respeitando sua trajetória de vida e saúde.

Em Taboão da Serra, a APS é forma por 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sendo 10 Unidades de Saúde da Família (USF), equipamentos que promovem serviços em equipes multidisciplinares, como consultas, exames e vacinas. A Rede de Atenção à Saúde se amplia com outros equipamentos como CAPSi, CAPSad, CAPSII, CECO, CEM, CRSM, PAD, SER, CEO, CASA, Clínica DST e Centro de Controle de Zoonozes. Conta também com os equipamentos de Urgência e Emergência, PSI, UPA e Unidade Mista Antena e SAMU.

 

(*) Vera Sampaio (*) foto: Antonia Alves (PMTS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *