Vereador Wagner do lava-rápido cobra ANTT e ARTESP por caos e paradas na balança que afligem passageiros
A mobilidade urbana de São Lourenço da Serra, vive um drama diário. A Linha 030 (Juquitiba – Itapecerica da Serra), operada pela Viação Miracatiba e única opção de transporte intermunicipal para muitos trabalhadores, tem sido flagrada com excesso de peso nos horários de pico, resultando em paradas obrigatórias na balança do Km 297 da Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), sentido Sul.
A situação tem gerado indignação entre os passageiros, que, já sofrendo com a superlotação, são forçados a enfrentar atrasos, desconforto e estresse após longas jornadas de trabalho.
Para o trabalhador que utiliza a linha *Miracatiba 030* (Juquitiba-Barnabés/Valo Velho), que atende cidades como São Lourenço da Serra, a parada na balança adiciona um obstáculo sofrido ao seu já exaustivo retorno para casa. A fiscalização, somada aos atrasos crônicos da linha gera revolta.
“Temos que enfrentar um ônibus com superlotação e ainda parar na balança. Se fosse um serviço rápido, como o urbano, onde é só passar na catraca, a gente já estaria em casa. O ônibus já atrasa e, quando entra na balança, a gente perde mais tempo. É um desrespeito com quem está cansado,” reclama Marianny de Souza, moradora do bairro do Despézio em São Lourenço da Serra, que usa a linha diariamente
Presidente Wagner do lava-rápido lidera ofensiva na Câmara
Diante das denúncias e ocorrências registradas em outubro de 2025 – com picos de excesso de peso na balança – a Câmara Municipal de São Lourenço da Serra, sob a liderança do Vereador Presidente Wagner do lava-rápido, protocolou uma série de requerimentos e ofícios urgentes. O objetivo é pressionar a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Superintendência de Transportes Coletivos (SUCOL) da ARTESP a agirem imediatamente.
O Vereador Wagner do lava-rápido e seus pares defenderam três frentes de ação para aliviar o problema:
Aumento da Frota (Requerimento nº 140/2025): Solicitou à SUCOL um estudo de viabilidade para ampliar o número de ônibus da Linha 030 nos horários de maior movimento (a partir das 16h, em dias úteis), visando a redução imediata da superlotação e a consequente eliminação das paradas na balança por exceder o Peso Bruto Total (PBT).
Nova Linha para o Metrô (Requerimento nº 086/2025): Propôs a criação de uma linha direta entre São Lourenço da Serra e a Estação Vila Sônia do Metrô (Linha 4 – Amarela), buscando reduzir o tempo de deslocamento dos trabalhadores e diminuir a dependência e a sobrecarga da Linha 030.
Nova Linha para Taboão da Serra (Requerimento nº 128/2025): Solicitou um estudo de viabilidade para uma nova linha ligando o município a Taboão da Serra, como alternativa logística de conexão com a capital.
As respostas dos órgãos reguladores, no entanto, indicam um impasse técnico para as principais soluções de longo prazo propostas.
ARTESP/SUCOL Veta Linha para Vila Sônia
Em resposta ao Requerimento nº 086/2025, a ARTESP (via SUCOL) declarou a inviabilidade técnica da criação da linha direta para o Metrô Vila Sônia. O principal argumento técnico é a saturação da capacidade do terminal.
A Informação Técnica da SUCOL apontou que o Terminal de Ônibus do Metrô Vila Sônia já está com todas as suas plataformas ocupadas, impossibilitando o atendimento de uma nova linha. O órgão também citou que, em fiscalizações anteriores a outubro, não havia constatado superlotação ou intervenções na balança por excesso de peso, apesar dos registros em 9 de outubro.
ANTT Confirma Fiscalização, Mas Sem Transbordo
A Coordenação de Fiscalização de Excesso de Peso (COEXP) da ANTT, em resposta ao ofício da Câmara (nº 237/2025), confirmou que a fiscalização no Posto de Pesagem Veicular (PPV) de Itapecerica da Serra (Km 297 da BR-116) segue rigorosamente a legislação.
O órgão reconhece que o excesso de peso é um problema recorrente nos dias úteis após as 16h, mas esclareceu que veículos de passageiros, por lei, não estão sujeitos à medida administrativa de transbordo (retirada de passageiros), exceto em situação excepcional. A ANTT destacou, contudo, que já existe um procedimento para dar prioridade de atendimento aos ônibus de passageiros na balança, mas não há alternativa para mudar a rotina de fiscalização.
Com as negativas da ANTT em suspender a fiscalização e da ARTESP em criar uma linha alternativa para o Metrô, a solução mais imediata para o problema do excesso de peso – e a pauta mais urgente na mesa de negociações – recai sobre a ampliação da frota da Linha 030, conforme solicitado pelo Vereador Wagner do lava-rápido no Requerimento nº 140/2025
