Lançada a animação “Embu das Artes: A História Animada”, uma viagem pela história e cultura da cidade
Um dos principais polos culturais do estado de São Paulo, Embu das Artes ganhou uma nova forma de exaltar e preservar sua história com o lançamento do projeto “Embu das Artes: A História Animada”, uma produção que une arte, educação e tecnologia para narrar, em formato de animação, os marcos históricos da cidade desde o período colonial até os dias atuais.
A obra percorre desde a chegada dos jesuítas e a fundação da vila até o desenvolvimento urbano e as expressões culturais contemporâneas que fazem de Embu das Artes um dos grandes símbolos da arte popular brasileira. O projeto propõe um olhar sensível e educativo sobre o passado, valorizando a identidade local e aproximando novas gerações de suas raízes culturais.
Além de um registro histórico, a animação tem um propósito educacional bastante claro. A abordagem visual e lúdica busca despertar o interesse de jovens e crianças pelo patrimônio local, tornando o aprendizado mais acessível e dinâmico.
Além disso, o projeto promoveu um Workshop gratuito sobre ferramentas de IA para artistas, voltado à capacitação de novos profissionais da área criativa, reforçando o compromisso do projeto com a educação e a difusão cultural.
Integrando a programação da Semana da Cultura de Embu das Artes, que aconteceu entre 3 e 7 de novembro, a animação teve pré-estreias exclusivas para alunos da rede municipal no Parque Francisco Rizzo, com duas sessões diárias (manhã e tarde). A estreia oficial para o público aconteceu em 16 de novembro de 2025, no Centro Cultural Mestre Assis, com sessões a cada 30 minutos e entrada gratuita.
“Embu das Artes: A História Animada” está disponível no canal do Cineminha Animado no YouTube. Assista pelo link a seguir:
https://www.youtube.com/watch?
O projeto é realizado com o apoio da PNAB – Aldir Blanc, em parceria com a Secretaria de Cultura de Embu das Artes. A equipe técnica reúne nomes de destaque da cena artística e cultural local: Jorge Noguera (Animação e Trilha Sonora), Daniel Bianchi (Produção Executiva) Ramires Almeida (Direção Artística, Roteiro e Edição), Carlos Blau (Narração) e Mírian Caxilé (Intérprete de Libras). O apoio histórico contou com Mário C. Ramos, Meire R. Lopes, Marcel Moreno, Zé Figueiredo e Eron M. Bitencourt (Pateo do Colégio).
O conteúdo histórico foi fundamentado em fontes consagradas, como “Embu: Terra de artes e berço de tradições” de M.F. Jordão (2004), “Embu das Artes: História de M’Boy” de J.L. e Elza Alemán (2008), e “Guia Brasil Cultural – Estância Turística de Embu das Artes” de Sérgio Fernandes (2012), além de materiais do Movimento M’Boy, do site da Prefeitura Municipal de Embu das Artes e do Pateo do Colégio.
Com uma proposta que uniu arte, memória e educação, “Embu das Artes: A História Animada” se consolidou como uma importante contribuição para o fortalecimento da identidade cultural e o ensino da história local através da linguagem universal da animação.
(*) Hell Yeah Assessoria de Imprensa
