DestaqueNotíciasPauta Livre

O por quê foi criado o Dia Internacional de Mandela

O Dia Internacional de Nelson Mandela foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em novembro de 2009, por meio da Resolução A/RES/64/13.

A data escolhida foi 18/07, que marca o aniversário de nascimento de Mandela.

A criação do Dia Internacional de Nelson Mandela teve como objetivo principal.

A ONU quis homenagear o legado do ex-presidente sul-africano e sua dedicação ao serviço da humanidade.

A resolução reconhece os valores de Mandela e sua dedicação em áreas como a resolução de conflitos, a igualdade racial, a promoção e proteção dos direitos humanos, a reconciliação, a igualdade de gênero, os direitos das crianças e outros grupos vulneráveis, a luta contra a pobreza e a promoção da justiça social.

A data serve como um chamado global para que as pessoas dediquem 67 minutos do seu tempo (número de anos que Mandela dedicou à luta pela justiça social) para fazer a diferença em suas comunidades, atuando em prol do bem-estar e do desenvolvimento social.

Mandela foi uma figura central na luta contra o Apartheid, o regime de segregação racial na África do Sul, e se tornou um símbolo mundial de resiliência, perdão e busca por uma sociedade mais justa. A instituição do Dia Internacional de Nelson Mandela é uma forma de manter viva sua memória e inspirar as novas gerações a seguirem seus ideais de paz e igualdade.

 

(*) foto: https://www.airedesantafe.com.ar/Aire Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *