Projeto do vereador Gerson Olegário institui o Dia do Feirante em Embu das Artes
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Embu das Artes, na Sessão Ordinária do dia 22/08, o plenário aprovou o Projeto de Lei 50/2018, de autoria do vereador Gerson Olegário, que institui o Dia Municipal do Feirante e passa a fazer parte no calendário oficial de eventos de Embu das Artes. Para o vereador, o projeto fortalece o reconhecimento da atuação de todos os feirantes da cidade, que iniciam seus trabalhos muita das vezes na madrugada para colocar alimento na mesa da população.
No Projeto de Lei, Gerson Olegário propôs homenagear a classe para ressaltar a importância no desenvolvimento socioeconômico da cidade, visto que Embu das Artes, nos primórdios de sua história, manteve como geração de renda, as feiras, solidificando o comércio local.
Para o vereador, o evento de comemoração municipal, que passará a ser comemorado todo dia 25/08, fortalece o reconhecimento da atuação de todos os feirantes. Apesar das condições higiênico/sanitárias de milhares de feiras espalhadas pelo país, ainda não serem ideais, muitos feirantes já se conscientizaram da importância de manter seus produtos sempre frescos e manuseá-los da forma correta.
Na Estância Turística de Embu das Artes, funcionam atualmente cerca de 20 (vinte) feiras livres em diversos bairros, dentre eles: Jardim do Colégio, Jardim Dom José, Jardim Independência, Centro, Jardim Tomé, Jardim Vista Alegre, Jardim Pinheirinho, Jardim Santa Clara, Jardim Santo Eduardo, Jardim Santa Tereza, Jardim Vazame, dentre outras.
Embu das Artes possui feiras livres distribuídas pela cidade com barracas que oferecem o melhor da agricultura, avicultura, piscicultura, gastronomia e artesanato.
O dia 25 de agosto é a data sugerida pelo vereador para se comemorar a data e, segundo ele, enaltece os feirantes e todos os trabalhadores, que de forma direta e indireta, garantem a qualidade, bem-estar e a saúde dos teixeirenses.
Nacionalmente, em 25 de agosto, quando se comemora o dia do solado brasileiro, é comemorado também o Dia do Feirante, em homenagem a primeira feira livre que ocorreu no país, em 25 de agosto de 1914, no Largo General Osório, em São Paulo. Após duas décadas, o prefeito da capital paulista na época, Washington Luís, oficializou as feiras e mercados livres com o ato nº 625, em 1934. Atualmente, a Lei nº 492, de 1984, rege os direitos e deveres das feiras livres em todo o território nacional.