Dr. Eduardo Nóbrega pode responder por quebra de decoro parlamentar na Câmara Municipal de Taboão da Serra

Comissão de Ética poderá ser instalada para avaliar possível falta de decoro por agressão verbal na Câmara Municipal

O clima de animosidade entre as bancadas da situação e da oposição esquentou na Câmara de Vereadores de Taboão da Serra. Na sessão ordinária da Casa, no último dia 25/09 o vereador Eduardo Nóbrega (PSDB), ex-líder do PSDB e do prefeito, teria agredido verbalmente a presidente da Câmara Joice Silva (PTB),

Recursos regimentais

Os ânimos se acirraram, quase no final do expediente, por volta das 13h44, quando o vereador Eduardo Nóbrega não aceitou o recurso regimental utilizado pelo vereador Marcos Paulo, que pedia reunião de líderes, amparado no art. 103 do regimento interno, faltando poucos minutos para o término da sessão.

Mesmo com a Sessão suspensa, o vereador Eduardo Nóbrega subiu á tribuna e não poupou críticas a presidente. “A senhora é presidente da Câmara, não é capacho do prefeito. É brincadeira o que está fazendo. Você não está respeitando o parlamento. A senhora é fraca, não respeitou o parlamento e não sabe fazer conta de matemática. Faltam 16 minutos e pedem 20? Ela rasgou a história dela e da mãe dela”, esbravejou Eduardo Nóbrega.

Segura e determinada, Joice respondeu. “Cumpra o regimento porque a presidente até dezembro sou eu”. Em seguida, ela caminhou em direção à sala de reunião e foi seguida por Nóbrega.

Ela afirmou também que o regimento está sendo cumprido. “Não tenho medo de processo, porque estou perante a lei”. Por fim, pontuou que Nóbrega “tem que aprender a respeitar as pessoas”. “Não tenho medo de ameaças, gritos. Ele tem que aprender a me engolir como mulher, vereadora e presidente da Câmara”, disse.

Embora a presidente Joice Silva possa apresentar requerimento que convoca a Comissão de Ética para avaliar a possível falta de decoro por parte do ex-líder do Governo, ela ainda não se manifestou sobre essa possibilidade. A atitude agressiva do vereador Eduardo Nóbrega pode influenciar a presidente Joice Silva, a apresentar o documento e exigir providências por parte da Mesa Diretora.

Baseado no Regimento Interno, caso a presidente decida pela instalação da Comissão de Ética, à Câmara deve avaliar a possível falta de decoro e punir exemplarmente os vereadores que não respeitam os colegas e consequentemente atingem o Legislativo como um todo.

 

Boletim de Ocorrência

 

A Folha do Pirajuçara através de suas fontes fidedignas, tomou conhecimento que a presidente da Câmara Joice Silva, registrou Boletim de Ocorrência na DDM-Delegacia de Defesa da Mulher. Junto a ela, cinco vereadores estiveram presentes á DDM como testemunhas.

O B.O foi lavrado no final da tarde do dia 26/09, um dia após as agressões verbais proferidas pelo vereador Eduardo Nóbrega contra ela, porém a reportagem não teve acesso ao conteúdo do boletim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *