Escola Municipal de Artes e Cultura de Itapecerica da Serra chega para atender a região
Inaugurada na última sexta-feira, 10/05, a Escola Municipal de Artes e Cultura (EMAC) já está disponível para inscrições de alunos das sete cidades que compõe a região sudoeste (Itapecerica da Serra, Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista). A noite de estreia contou com a presença do prefeito Jorge Costa, de secretários, vereadores, professores, padrinho, alunos e população.
“As dificuldades pelo país hoje são muitas, mas estamos conseguindo realizar grandes projetos. Com a entrega da EMAC nossa cidade ganha uma importante obra que vai dar um novo rumo artístico na vida de nossos jovens”, disse o prefeito Jorge Costa.
Em seu discurso de apresentação, o secretário de Cultura Luiz Farias agradeceu à sua equipe pelo empenho na realização do projeto (em especial aos servidores Airton Esteves -Batata, Vinícius do Nascimento, Fabio de Olveira, Andrea Maquieira e Ricco Alves), e falou sobre a proposta da escola.
“A EMAC é a evolução de todo um trabalho que estamos realizando em 17 bairros da cidade. As atividades vão continuar em todos, e a diferença com a EMAC é que os cursos estão disponíveis tanto para a nossa população quanto para os interessados dos sete municípios que compõe a nossa região”, frizou o secretário.
O Padrinho da EMAC, Tony Mastaler, ator de Presença de Anita (personagem Beto), entre outros trabalhos, destacou seu orgulho em estar na cidade. “Estou emocionado, e muito orgulhoso de ver um projeto tão grandioso. Itapecerica da Serra está de parabéns, por seguir na contramão dos cortes na cultura que estão sendo praticados pelo país”, discursou.
A noite de festa seguiu com Hino Nacional tocado e cantado por professores da Cultura (Nilcélia, Alexandre, Zé e Leonardo) e visitas às salas, em que cada categoria foi batizada com nomes de grandes artistas.
A benção de funcionamento da casa ficou sob a responsabilidade do Pe. Alberto Gambarini, do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia, que pregou sobre a cultura do belo. O encerramento contou com uma linda queima de fogos.
Conforme Lei Nº 2.703/2019 são princípios fundamentais da EMAC, contribuir para a manutenção e o resgate das manifestações culturais populares e oferecer cursos regulares, livres, workshops, palestras, nas diversas áreas de cultura e arte, com proposta formativa e de crescimento do conhecimento da área, entre outros.
O funcionamento da EMAC será de segunda a sábado, das 8h às 17h. Cursos disponíveis para teatro, dança, canto e coral, violão, violoncelo, trompete, violino, percussão e rítmica, cavaquinho, contrabaixo, flauta, flauta transversal, clarinete, saxofone, artesanato, artes plásticas, teoria musical, ballet, bateria e cinema.
Paralelo à inauguração, a Secretaria de Cultura realizou a terceira semana da Sexta da Lua, evento com Praça de Alimentação e shows. Neste dia houve participação especial da Corporação Imaculada Conceição, com apresentação da música Alegro, composta pelo maestro Elias Evangelista especialmente para a EMAC.