Saúde de Itapecerica promove palestra sobre estratégias de prevenção ao sarampo
A Prefeitura de Itapecerica realizou na manhã de segunda, 29/07, no auditório da Autarquia de Saúde, uma palestra sobre estratégias de prevenção ao sarampo. A ação promovida pela Vigilância Epidemiológica foi direcionada a enfermeiros e diretores das Unidades de Saúde do município.
A palestra ministrada pelo coordenador Epidemiológico Dr. Milton Parron tratou de transmissão, cobertura vacinal, sistema de informação, fragilidade da Atenção Básica, movimento antivacina, casos suspeitos, sintomas e formas de combate aos casos de sarampo, entre outros.
De acordo com o epidemiologista, há registro de 11 casos de sarampo notificados no município. Desses, apenas um confirmado, um descartado e nove estão aguardando resultado dos exames laboratoriais.
“Os gráficos dos órgãos de saúde comprovam que a vacina é a melhor forma de combater a epidemia de sarampo que assola o país. Somente com o bloqueio e ampla cobertura vacinal a pessoa se previne contra a doença”, explica Dr. Milton Parron.
Ainda de acordo com o especialista, as campanhas de vacinação são realizadas somente após a confirmação de no mínimo dois casos.
Doença infecciosa aguda transmitida por secreções, o sarampo provoca febre, tosse, conjuntivite, independente da idade. Um importante alerta é que o sarampo começa sempre pela face, desce para o resto do corpo e, se não receber os devidos cuidados, pode levar a óbito.
Em Itapecerica da Serra, as UBS´s e USF´s estão preparadas para dar todo atendimento aos munícipes, desde a vacinação, quando necessário, ao tratamento e acompanhamento dos pacientes.