Projeto dos vereadores Jefferson e Gilson que instituiu “Dezembro Vermelho” em Embu das Artes completa 1 ano
A Câmara Municipal de Embu das Artes, aprovou em 2018, o projeto de lei nº 65/2018 de autoria dos vereadores Jefferson Siqueira (PSDB) e Gilson Oliveira (MDB), que institui o dia 01 de Dezembro como Dia do Combate contra o HIV e Doenças Sexualmente Transmissíveis, denominado Dezembro Vermelho.
A Lei prevê a promoção de palestras e atividades educativas; a veiculação de campanhas de mídia e a realização de eventos. Tudo em parcerias entre o poder público e organizações não governamentais, e seguindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para o enfrentamento dessas enfermidades.
A ideia do vereador Jefferson, é ampliar para doenças sexualmente transmissíveis o que já tem sido feito por campanhas como “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”. “As doenças endêmicas e epidêmicas, por sua rápida propagação, demandam atenção especial dos governos, sendo esta a condição das doenças sexualmente transmissíveis”, justificou.
“O número de pessoas infectadas pelo vírus da Aids ainda é elevado. Daí a importância do Dezembro Vermelho, no qual serão desenvolvidas ações educativas junto aos diversos setores sociais e governamentais, visando o esclarecimento amplo sobre o tema, bem como a disseminação de mensagens de apoio e acolhimento”, afirma o vereador Gilson Oliveira.