DestaqueItapecerica da SerraNotícias

SOS NATUREZA: A capacidade de regeneração e de resiliência da natureza

A capacidade de regeneração e de resiliência da natureza é enorme. Temos isso a nosso favor, nós, homens e mulheres defensores de um meio ambiente sustentável e sadio. Resiliência é a capacidade de resistir, com insistência, de se nutrir e regenerar diante das dificuldades e das agressões. E digo isso por estar tocada e emocionada com o que vi nesta manhã, na minha caminhada logo depois que o sol nasce, aqui às margens do Rio Itaquaciara, em Itapecerica da Serra. Nosso Rio Itaquaciara, um rio longo e de margens estreitas, que corta todo o bairro que tem o seu nome e segue para o Rio Embu Mirim e para a Guarapiranga, apresenta muitos sinais de degradação. As ocupações irregulares, os esgotos despejados, o lixo que boia, a alta concentração de nitrato e fosfato, vindos dos produtos de limpeza e dos agrotóxicos, estão ali. Acompanhamos o aumento dessa degradação nos últimos 14 anos que convivemos no bairro, por meio de nossa associação, que inclui o movimento preservacionista Preservar Itapecerica e o espaço de educação Biblioteca Dona Nélida. Quando chegamos por aqui havia muito Pitu, um lagostim de água doce. Quando das cheias, as pessoas vinham para “mariscar” e me lembro que eram baldes de Pitus para o almoço de domingo. Havia também o Cascudo, um peixe resistente, que gosta do lodo e o Muçum, um tipo de enguia, que também era apreciada nos almoços. Havia ainda o Cará e por pelo menos uma vez eu vi passar pelo rio, nadando com pressa, a Irara. Paro por aqui com a vasta lista de animais, porque ficam para outra vez. Mas o que me encantou muitíssimo e que quero contar para vocês, foi ver que neste Rio, tão castigado pela ignorância das administrações desta cidade, ainda estão vivos os Guarus, também chamados de Barrigudinhos, pequenos e resilientes, nos chamando para cuidar das águas, para cuidarmos da terra.

 

   *por Adriana Abelhão

2 thoughts on “SOS NATUREZA: A capacidade de regeneração e de resiliência da natureza

  • Edmilson Nazareno Brito

    Itapecerica da Serra ainda pode mudar a concepção de que a cidade é um ambiente anti-natural, podemos ter o crescimento e desenvolvimento respeitando os ciclos naturais, a fauna e a flora.

    Resposta
  • Olá. Sou de Mogi das Cruzes, zona leste de SP,gostaria de visitar este lugar! Sou vevega, eu e minha namorada, e nos intetessamos muito pela natureza!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *