Prefeito de Itapecerica recebe empresários para explicar novas medidas restritivas na cidade
O prefeito Dr. Francisco Nakano se reuniu com empresários do município na última segunda-feira, 18/01, para esclarecer as novas medidas de combate à propagação do novo coronavírus em Itapecerica da Serra. O encontro realizado no gabinete contou com a presença do vice-prefeito Rafael de Oliveira, chefe de gabinete Edson Carvalho, além dos secretários Dr. Manoel Bonfim (Assuntos Jurídicos) e Fernando Andrade (Serviços Urbanos).
Dr. Nakano explicou que as restrições impostas pelo decreto do último sábado, 16 de janeiro, atenderam uma recomendação do Governo do Estado, por conta da alta taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade. O objetivo é diminuir a circulação de pessoas e assim conter o contágio, para que não haja uma situação mais severa no futuro.
Diante da preocupação dos comerciantes com a previsão de reabertura na cidade, o prefeito explicou: “Dia 22 haverá uma nova avaliação. Se diminuir a taxa de ocupação dos leitos de UTI, já revogo o decreto”.
De acordo com Dr. Nakano, os pontos decisivos na retomada da restrição foram: o fechamento ao público do Hospital Geral de Itapecerica da Serra a partir de 1º de fevereiro; a contenção da propagação do vírus para garantir o retorno das aulas no município no início de março; e o cumprimento da recomendação do Governo do Estado para que a cidade tenha prioridade na vacinação. “Como eu garanto as vacinas para nossa população? Itapecerica da Serra seguiu o protocolo como vocês (Estado) pediram e orientaram, agora quero prioridade”, destacou o prefeito.
O chefe do Poder Executivo municipal também informou aos empresários que está montando um Centro de Referência para tratamento da Covid-19 na cidade, no local onde hoje funciona o Centro de Especialidades Municipal. O espaço, que vai atender a demanda que surgirá com o fechamento do HGIS, fará o primeiro atendimento e contará com o suporte de leitos de observação do Pronto-Socorro; apenas os casos mais graves serão encaminhados ao hospital.