Pronto Socorro do HGIS não fechará portas
Em uma reunião solicitada pela deputada estadual e presidente da Comissão de Saúde, Analice Fernandes, na Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo com o prefeito de Itapecerica da Serra, Dr. Nakano e o secretário Executivo da Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano, ficou pactuado um acordo para o não fechamento do Pronto Socorro, anunciado para dia 01/02.
A deputada estadual Analice Fernandes advertiu que as administrações municipais estavam sendo pegas de surpresa, e que mesmo a ação sendo tecnicamente correta, os municípios precisariam de um tempo para se adaptar ao novo sistema proposto.
O prefeito de Itapecerica da Serra, afirmou que concorda tecnicamente com as mudanças, mas que precisaria de tempo para poder preparar o seu sistema de saúde, para atender os pacientes que hoje são atendidos pelo PS do HGIS.
O secretário Executivo atendeu a proposta da deputada Analice e do prefeito, e se comprometeu a dar um prazo de 90 dias. Durante esses 90 dias, o Pronto Socorro do HGIS terá uma equipe de triagem para orientar os pacientes que procurarem outras unidades de acordo com o estado de cada paciente.
Segundo o secretário, os casos graves continuarão sendo atendidos pelo HGIS mesmo passado os três meses.
Segundo a deputada Analice Fernandes a perspectiva é que haja uma melhora de atendimento para toda a população que se utiliza do sistema, porque o HGIS poderá aumentar o atendimento aos pacientes de média e alta complexidade.
A reunião foi acompanhada pelo vice-prefeito de Itapecerica da Serra, Rafael e pelos vereadores Soares, Fabio Santana, Cícero Melo, Kinho Brito e Val Santos.