Taboão da Serra exonera diretora de UBS e abre investigação sobre suposto desvio de doses de vacinas contra Covid
Caso aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Santo Onofre; diretora foi afastada preventivamente, até a conclusão da sindicância.
A Prefeitura de Taboão da Serra, exonerou a diretora da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Santo Onofre e abriu, há cerca de dez dias, um processo administrativo e uma sindicância para apurar o suposto desvio de doses de vacinas contra a Covid-19.
Em nota, a prefeitura informou que a diretora da UBS foi afastada preventivamente, até a conclusão das apurações sobre eventuais responsabilidades no caso, e poderá ser recontratada, dependendo do resultado da sindicância.
Quando a investigação for finalizada, segundo o texto, “será aplicada a Lei Municipal 2.367 de 17/03/2021, de autoria do Prefeito Aprígio, que institui como falta gravíssima, o não cumprimento pelo agente público municipal, da ordem cronológica de vacinação dos grupos prioritários, de acordo com a fase cronológica definida no plano nacional e/ou estadual de imunização contra a Covid-19, sem prejuízo de demais sanções funcionais ou judiciais”.
A denúncia teria sido feita por funcionários que notaram a ausência de doses de vacinas. A prefeitura não informou, porém, a quantidade de doses que estava faltando no estoque.
Confira a íntegra da nota da prefeitura:
“A Prefeitura de Taboão da Serra informa que abriu Processo Administrativo e Sindicância para apuração de eventuais irregularidades na aplicação da vacina contra a Covid-19.
Preventivamente, o Governo Municipal exonerou a diretora da Unidade Básica de Saúde do Jardim Santo Onofre até a conclusão das apurações sobre eventuais responsabilidades sobre o caso por meio do relatório final.
Após finalizada a apuração, se for o caso, será aplicada a Lei Municipal 2.367 de 17/03/2021, de autoria do Prefeito Aprígio, que institui como falta gravíssima, o não cumprimento pelo agente público municipal, da ordem cronológica de vacinação dos grupos prioritários, de acordo com a fase cronológica definida no plano nacional e/ou estadual de imunização contra a Covid-19, sem prejuízo de demais sanções funcionais ou judiciais.
A Prefeitura de Taboão da Serra ressalta que não compactua com ações que desrespeitem o Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19.”
*fonte: https://g1.globo.com/