Prefeitura de Itapecerica da Serra suspende pagamentos e contratos após questionamentos da Imprensa
O prefeito de Itapecerica da Serra, Dr. Francisco Nakano, determinou o cancelamento de contratos e pagamentos de serviços prestados ao município, por conta da pandemia do COVID 19 e manifestações negativas da opinião pública.
Os questionamentos foram feitos pela Imprensa Regional, entre elas a Folha do Pirajuçara, que solicitou informações sobre o valor de R$ 2 mil reais pagos, de despesas feitas em fevereiro junto ao Portal da Pizza.
Outra informação solicitada, foi quanto ao gasto de R$ 19.688,00 junto ao restaurante Santo Tempero, localizado em São José do Rio Preto, há mais de 500 km distantes de Itapecerica da Serra e, por fim as despesas com um café da manhã para comemorar o Dia Internacional da Mulher, ao custo de R$ 7.270 reais.
Portal da Pizza
A nossa reportagem questionou sobre o conteúdo do Portal de Transparência da PMIS, onde se apresentava uma despesa da ordem de R$ 2.000,00, junto ao Portal da Pizza no dia 03/02/2021. Em resposta a prefeitura informou que o contrato feito para a aquisição de marmitex para o departamento de receita, para serviços extraordinários (hora extra), para confecção de carnês (IPTU, ISS etc…), além de futuras refeições (contrato feito por estimativa).
Santo Tempero
Tanto pelo valor, quanto pela distância da sede do fornecedor á Itapecerica da Serra, a Folha do Pirajuçara solicitou informações sobre o fato, uma vez que no portal de Transparência, apresentava uma despesa da ordem de R$ 19.688,00, junto ao Restaurante Santo Tempero, em São José do Rio Preto, no dia 09/02/2021, cujo vencimento estava previsto para o dia 05/04/21.
Segundo a prefeitura, essa despesa é referente ao convênio entre prefeitura municipal e corpo de bombeiros, para o fornecimento de alimentos in natura, onde a própria corporação prepara suas refeições. O convênio foi firmado quando da instalação do 18º agrupamento do corpo de Bombeiros de Itapecerica da Serra, em 25 de Agosto de 1994.
Café da manhã
Quanto ao evento do Dia Internacional da Mulher, perguntamos por que no Portal de Transparência da PMIS, apresentou-se uma despesa da ordem de R$ 7.270,00, junto a Vera Lucia Tardin, em Osasco, referente ao tal Coffee Break.
A prefeitura informou que a referida despesa foi cancelada a pedido do secretário de governo e não houve o pagamento. O cancelamento aconteceu por se tornar inviável a comemoração do “Dia da Mulher”, pelo excesso de funcionárias públicas.
Tendas e banheiros
Uma outra resposta, chegada á Redação, feita por um outro órgão de Imprensa de Itapecerica, diz respeito as tendas que estavam localizadas no pátio da prefeitura.
Em seu questionamento, a reportagem perguntou sobre a locação de 3 (três) tendas 5×5 para uso no complexo administrativo para triagem no atendimento ao munícipe, período de 30 dias, valor de R$ 16.700,00.
Por sua vez, a prefeitura respondeu que o contrato foi realizado pela secretaria de Administração e foram suspensos os serviços, bem como o pagamento do referido contrato, devido á fase vermelha do Plano São Paulo do Governo do Estado. Os materiais já foram retirados e serviram para o atendimento à população para o pagamento de IPTU.
Sobre a locação de 3 (três) banheiros químicos para uso no complexo administrativo para triagem no atendimento, ela questionou o valor de R$ 8.600,00. Obtendo a mesma resposta anterior.
Tudo tem que ser analisado!