José Vicente Buscarini: gente da gente taboanense
Entrevista do jornalista Paco Mariano da TV Pirajuçara, com o vice-prefeito de Taboão da Serra, José Vicente Buscarini
Vicente a dias atrás você participou de uma formatura em uma ONG na cidade, qual a importância que será dada as entidades e ONG’s de Taboão da Serra?
R: Eu fiquei muito feliz de ter participado a alguns dias atrás da formatura lá na ABOA – Associação Beneficente Ombro Amigo, situada lá no São Judas Tadeu, na nossa grande Pirajussara. É um trabalho maravilhoso feito lá e eu sei que o Governo necessita ajudar a todas as entidades que oficialmente, regulamentada na cidade, possam oferecer trabalho de formação profissional, possam introduzir essas pessoas no comércio local, formar os primeiros empregos, pequenos empreendedores, e acho fundamental esse trabalho na nossa região. Eu tenho certeza que o Governo está trabalhando para que no futuro possamos fazer alguns convênios com essas entidades.
Vicente você foi prefeito por duas vezes, portanto acumula experiência. Como o atual prefeito e você vão aproveitar esse acúmulo de experiência?
R: Bom, eu acho que esse trabalho começou na nossa campanha, muito da nossa plataforma eleitoral foi baseado na minha experiência sim, como administrador, como prefeito, como vereador que também fui. Agora compete ao prefeito usar da melhor forma possível toda a minha experiência com relação ao governo. Ele é o prefeito, é o gestor, eu estou à disposição como vice para ajuda-lo naquilo que for necessário. Assim que ele precisar, a todo momento em que ele precisar da minha experiência e do meu trabalho, eu estarei presente. Para isto existe um vice-prefeito.
Jose Vicente Buscarini você vai ser o administrator regional?
R: esta pergunta todas as pessoas me fazem. Então vamos definitivamente responder. Este compromisso foi assumido com o senhor Aprígio antes da nossa eleição, quando nós fizemos a aliança ficou acordado que eu iria para a subprefeitura de Taboão da Serra e que com certeza, tão logo ela esteja pronta, eu serei sem dúvida o administrador da região do Pirajussara. Esse compromisso foi assumido com o senhor Aprígio, nós já estamos trabalhando para montar o local, já está bem adiantada as negociações e em breve poderemos até fornecer o local e o endereço de onde será a futura subprefeitura do Pirajussara.
Vicente disse que será a subprefeitura do Pirajussara, entendo que será no Vale do Pirajussara. Qual a intenção de levar a subprefeitura para o bairro do Pirajussara ou Vale do Pirajussara?
R: Na verdade não é uma novidade, a subprefeitura ela já existiu. Quando prefeito eu fui, nós já tínhamos a nossa prefeitura regional. Nós estamos reeditando de uma forma mais moderna, porque entendemos que a região do Pirajussara precisa ter uma atendimento mais próxima da prefeitura. Deslocar o contribuinte, deslocar o comerciante, deslocar o empresário para resolver algumas questões com relação ao seu comércio, ao seu trabalho, ter que se deslocar até aqui a sede principal da prefeitura. Então a ideia da subprefeitura é exatamente levar a prefeitura ao Pirajussara e não vai ficar restrita apenas ao atendimento do prefeito ou subprefeito. Nós teremos também lá, e esse é um compromisso, também assumido pelo prefeito Aprígio a criação do braço do Atende. Nós vamos ter também no mesmo prédio, um anexo do Atende, que hoje somente está aqui no Centro da cidade. Então a ideia do governo Aprígio, a ideia do governo Buscarini é a descentralização, é trazer o contribuinte mais próximo da prefeitura. De que forma? Levando a prefeitura para a região do Pirajussara. Esta é a nossa ideia. Lá será desenvolvidas várias frentes, não está totalmente definida quais pastas integrarão a subprefeitura. A subprefeitura terá vários espaços com secretários, para que possamos atender da melhor forma possível o munícipe, o empresário, e acima de tudo o pequeno e o micro comerciante.
Vicente todo mundo sabe que você é sessentão, conta uma historinha pitoresca que envolve esses sessenta anos, obvio é claro com a prefeitura e a política regional.
R: primeiro lugar eu não tenho dificuldade em falar da minha idade, eu falo isso com o maior orgulho. Hoje eu estou com 68 anos de idade. O meu aniversário para quem não sabe é dia 07/05/1953. A coisa que me deixa extremamente muito feliz a nível de prefeitura, de munícipio, primeiro que cheguei aqui com 3 anos de idade, Taboão da Serra não era nem município, era um Distrito de Itapecerica da Serra. Me tornei na política até então o vereador mais jovem eleito em 1976, eu tinha 23 anos quando assumi a cadeira de vereador, fui o 4º mais votado naquela Legislatura. Com 29 anos eu tive a grande satisfação de me tornar prefeito. Eu sou hoje o prefeito mais jovem eleito em Taboão da Serra, e posterior a isso com mais 10 anos a frente eu fui reeleito prefeito. Então as coisas pitorescas nasceram muito lá atrás, e uma das coisas que eu sempre falo nas minhas conversas, nos meus bate-papos informais, é que a grata satisfação que eu tenho, é de ter conhecido todos os prefeitos que passaram por Taboão da Serra, todos eles eu tive o prazer de cumprimentar, de abraçar, de discutir política. Então eu sou na política um homem muito realizado, até então nos meus 68 anos de vida.
Veja a entrevista na TV Pirajuçara pelo link abaixo: