Itapecerica da Serra recebe primeiro cinema solar do Brasil no dia 29
O Cinesolar, primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável, chega a Itapecerica da Serra nesta semana. Nesta terça-feira, dia 22 de março, haverá uma oficina com alunos da Escola Municipal Padre Belchior de Pontes e, no dia 29 de março, na Praça da Matriz, a partir das 18 horas, serão exibidos curtas-metragens brasileiros e o longa “Mogli: O Menino Lobo”. A entrada é gratuita.
O projeto promove arte e sustentabilidade, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito à cultura.
Além das sessões de cinema, o projeto contempla a Oficinema Solar – uma oficina de vídeo para crianças e jovens sobre sustentabilidade. Como resultado dessa atividade, um filme é produzido com os participantes e exibido durante a sessão de cinema para a comunidade local.
O projeto funciona dentro de uma van equipada com placas que utilizam um sistema conversor de energia solar para elétrica, que também carrega as cadeiras para o público, sistemas de som e projeção, telão e uma cabine de DJ.
Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, as exibições seguirão todos os protocolos de segurança adotados nos municípios. O Cinesolar é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Votorantim Cimentos e apoio da Prefeitura de Itapecerica da Serra, e é realizado pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.
PROGRAMAÇÃO:
Itapecerica da Serra
Oficinema Solar para alunos da Escola Municipal Padre Belchior de Pontes
Data: terça-feira (22/03) – das 9h às 12h
Sessão Cinema
Data: terça-feira (29/03)
Horários: 18h – Sessão Curtas / 19h – ‘Mogli: O Menino Lobo’
Entrada: gratuita
Local: Praça da Matriz – Largo da Praça da Matriz – Centro – Itapecerica da Serra
Em caso de chuva: Quadra da Prefeitura – Av. Eduardo Roberto Daher, 1135 – Parque Paraíso
Sinopse do filme:
‘Mogli – O Menino Lobo’ – Duração: 1h51 – Gênero: Aventura/Fantasia – Diretor: Jon Favreau – País: EUA
Sinopse: A trama gira em torno do jovem Mogli, garoto de origem indiana que foi criado por lobos em plena selva, contando apenas com a companhia do urso Baloo e da pantera negra Bagheera, sem nenhum contato com humanos. O menino é amado pelos animais, mas visto como uma ameaça pelo temido tigre Shere Khan, que está decidido a matá-lo. Com a família de lobos ameaçada, Mogli decide se afastar. Baseado na série literária de Rudyard Kipling.
*Texto e foto: Depto de Comunicação da PMIS