DestaqueNotícias

PL do Memorial dos Aflitos, do Reis do PT é uma das bandeiras pelo resgate histórico do povo negro em SP

Desapropriação do terreno para a construção do Memorial dos aflitos é publicado no Diário Oficial da Capital em 09/09/2020

 

A Prefeitura da cidade de São Paulo autorizou a desapropriação de dois terrenos, desde 2020, no Bairro da Liberdade, na região central, onde deverá ser construído o Memorial dos Aflitos. A previsão para a entrega das obras e inauguração deveria ser em dezembro de 2021. Porém, a luta por essa realidade ainda continua.

Durante anos, o local onde fica a Praça da Liberdade foi palco de torturas e execuções de pessoas negras escravizadas. Esses mortos eram levados para o Cemitério dos Aflitos, que funcionou de 1775 a 1858. Da história que se passou no local, apenas restou a Capela de Nossa Senhora dos Aflitos. Em 2018 o terreno que fica ao lado da Capela começou a receber a construção de um prédio comercial, e então foram descobertas 9 ossadas que faziam parte do Cemitério dos Aflitos, que funcionava no lugar. As obras então foram paralisadas e iniciou-se um processo para que ali fosse instalado o Memorial dos Aflitos. O Reis (PT), quando vereador da Capital, é o autor da lei, já sancionada, que prevê a instalação deste memorial. “A história do povo negro em São Paulo não pode e não deve mais ser apagada”, diz Reis.

 

Quem é Reis?

Reis do PT, vereador por dois mandatos na Câmara de Vereadores de São Paulo, e atualmente candidato a Deputado Estadual, tem fortes laços com Taboão da Serra.

Durante os anos de 1999, foi professor de matemática na EEPG Dr. Reynaldo Nascimento Falleiros, no Jardim São Salvador, juntamente com outros professores, como Antônio Rodrigues, Roberto Carlos, Noel e Mário, entre outros.

Com o prof. Mário fundou o jornal Gazeta da Região, que circulava quinzenalmente nos Distritos de Campo Limpo, Jardim São Luiz, Jardim Ângela, Capão Redondo e Piraporinha, além de ser distribuído na Comunidade Italiana e Consulado na Capital.

Além da sua experiência no Legislativo, ter atuado na área do jornalismo, ser professor da rede estadual, Reis também é servidor público estadual na área de Segurança Pública.

Como vereador teve destacada atuação em políticas públicas para os paulistanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *