Maria Rita, a mãe de Marighella
Maria Rita do Nascimento, baiana filha de escravos trazidos do Sudão, conheceu em Salvador o operário Augusto Marighella, imigrante recém chegado da região de Emília, Itália. Apaixonaram-se, casaram-se e seu primeiro filho foi Carlos Marighella (nascido em 05/12/1911). Maria Rita, nasceu em maio de 1888, filha e neta de escravizados de origem Haussás. Os Haussás eram povos negros, islamizados pelos árabes, vindos do Sudão Central, atual norte da Nigéria que ao chegarem no Brasil foram levados, na grande maioria, para a Bahia e Pernambuco.
Destes muçulmanos é que se criou a mítica do negro altivo, insolente, insubmisso e revoltoso. A inconformidade com a escravidão no Brasil fez com que os haussás suscitassem várias revoltas. A maior delas ocorreu na noite do dia 24 e 25 de janeiro de 1835 na Bahia, com mil e quinhentos negros: a revolta do Malês!
Quem foi Carlos Marighella
Carlos Marighella (Salvador, 5 de dezembro de 1911 — São Paulo, 4 de novembro de 1969) foi um político, escritor e guerrilheiro comunista marxista-leninista brasileiro.
Um dos principais organizadores da luta armada contra a Ditadura Militar Brasiliera (1964–1985), Marighella chegou a ser considerado o inimigo “número um” do regime. Foi cofundador da Ação Libertadora Nacional, organização de caráter revolucionário.
Em novembro de 1969 foi assassinado por agentes do DOPS em uma emboscada.
Pesquisa : Jose Lucas (Folha do Pirajuçara)
Fonte: https://artenocaos.com