Theodosina Ribeiro, a primeira deputada negra do Estado de São Paulo
Sempre engajada na luta pela igualdade racial, a ex-deputada Theodosina Rosário Ribeiro faleceu no dia 22/4/2020 aos 89 anos. O velório e enterro, reservados a familiares, aconteceu no dia seguinte após a morte da ex-deputada, no cemitério Chora Menino, zona norte da capital paulista.
Formada em Direito e Filosofia, Theodosina Ribeiro foi a primeira mulher negra a ocupar uma vaga de deputada estadual na Alesp. Eleita em 1974, destacou-se, ao longo de três mandatos, pela luta por direitos das pessoas negras.
Nascida em Barretos, em 1930, ela ocupou um cargo no poder legislativo pela primeira vez em 1970. Naquele ano, ela teve a segunda maior votação para vereadora da Câmara Municipal de São Paulo.
Em sua homenagem, a Alesp criou, em 2013, a Medalha Theodosina Rosário Ribeiro para reconhecer o trabalho e as ações de mulheres que impactam decisivamente a vida de grupos vulneráveis da sociedade.
A deputada Leci Brandão, autora do Projeto de Resolução que instituiu a horaria no legislativo paulista, disse que a “Dra. Theodosina foi um exemplo de determinação, seriedade e compromisso com a população negra e uma inspiração para todas e todos que lutam pela igualdade racial em nosso país”.
*pesquisa: Jose Lucas (Folha do Pirajuçara)
*fonte: https://www.al.sp.gov.br