Greve mobilizada pelo SINDTABOÃO tem resultado positivo
Prefeitura se compromete em aumentar salário base do servidor para acompanhar salário mínimo
A greve proposta e realizada neste dia 5 de junho, pelo Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Taboão da Serra – SINDITABOÃO, levou às ruas da cidade cerca de 500 funcionários.
Eles partiram da sede da entidade, no Jardim da Glória, em passeata pela Av. Aprígio Bezerra (antiga BR-116), rumo à sede da Prefeitura, onde uma comissão foi recebida pelo prefeito da cidade, Daniel Bogalho.

As reivindicações do sindicato, definidas no dia 5 de maio foram: garantir salário base igual ao mínimo nacional (R$ 1.518,00); reajuste do Vale Alimentação para o valor de R$ 1.000,00; concessão de dissídio de 7,5%; Pagamento das gratificações, incluindo valores retroativos e o abono do dia da paralisação.
“Não tivemos uma resposta por parte da prefeitura. Todas essas propostas foram tiradas em reunião, em assembleia, antes de decretarmos o estado de greve. Demos um tempo para a prefeitura responder. Foi falado que haveria um projeto de lei, sobre a questão do salário mínimo, ficamos aguardando e como não havia nada de concreto, fizemos a mobilização”, afirma o presidente Anderson Luis Pereira.
O prefeito, em sua fala no gabinete, disse que não consegue atender a todas as demandas propostas pela entidade, por conta do limite de gastos que a legislação impõe ao Executivo. “Seja eu, seja o Aprígio, o prefeito que for, não pode gastar com folha de pagamento mais do que 51,3 % da receita”, disse ele.

No entanto, se comprometeu a encaminhar à Câmara Municipal um projeto de lei em que irá aumentar o salário base do servidor de Taboão da Serra para ser equiparado ao salário mínimo nacional. Essa principal reivindicação do SINDTABOÃO deverá ser atendida, bem como o abono do dia da greve, não sendo descontado essa falta ao trabalho.
“Pedimos o estudo à Taboão Prev e assim que isso for concluído, nos próximos dias, devemos chamar uma Sessão Extraordinária da Câmara e vamos aprovar esse aumento para o funcionalismo”, disse o prefeito.
Para o presidente do SINDITABOÃO, essa foi uma vitória conquista com a força de cada servidor que se comprometeu a participar da mobilização. “O dia de hoje foi histórico para o funcionalismo de Taboão da Serra. O sindicato, com a participação de cada funcionário que se comprometeu a vir conseguiu conquistar o aumento do salário base, que será o mesmo que o salário mínimo nacional. Agora vamos acompanhar o envio do projeto de lei à Câmara e sua votação. Nossa luta não termina aqui, só está começando”, garantiu o presidente Anderson Luis.
Parabéns ao jornalista e pela matéria e parabéns aos servidores por lutar por seus direitos