2a AUDIÊNCIA POPULAR – NOVA RAPOSO EM ITAPECERICA, COTIA E EMBU NÃO!
Itapecerica da Serra sedia a 2a Audiência Popular “NOVA RAPOSO EM ITAPECERICA, COTIA E EMBU NÃO!” para discutir os impactos ambientais do Projeto “Nova” Raposo
Neste sábado, dia 14 de junho, acontecerá a 2ª Audiência Popular sobre o projeto do governo estadual paulista Nova Raposo, que prevê a construção de uma nova via interligando as rodovias Castelo Branco, Raposo Tavares e Régis Bittencourt. O evento ocorrerá das 9h00 às 12h, na Câmara Municipal de Itapecerica da Serra.
Organizado pelas entidades Preservar Ambiental, Seae – Sociedade Ecológica Amigos do Embu e pela Sabrac – Associação de Moradores Ressaca e Caputera, o encontro busca preencher uma lacuna deixada pelo governo do Estado, que não realizou consultas públicas nas cidades diretamente afetadas, Cotia, Embu das Artes e Itapecerica da Serra.
Durante o evento, especialistas apresentarão dados sobre os possíveis impactos ambientais do projeto, destacando que considerando um “raio” (entorno) de 3 quilômetros do traçado proposto, haverá o comprometimento de cerca de 282 quilômetros de cursos d’água e aproximadamente 345 nascentes. Essas águas seriam capazes de abastecer cerca de 50 mil pessoas. Além disso, cerca de 50 km² de Mata Atlântica em estágio médio e avançado de regeneração, que abrigam mais de 150 mil árvores de médio e grande porte e mais de 300 espécies animais, estarão sob risco de destruição.
A VOZ DAS MULHERES CONTRA A “NOVA” RAPOSO!
O encontro conta com uma mesa composta por mulheres ambientalistas e ativistas do Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo, representantes de setores sensíveis ao meio ambiente, como a renomada pesquisadora Dra. Yara Schaeffer Novelli, Doutora em Zoologia e Livre-Docente pela USP, Fabíola Lago – representante do Movimento Nova Raposo, NÃO!, Rafaela Koester da Associação de Moradores Ressaca e Caputera, representando Embu das Artes, Ana Alcântara do Mulher Ação de Cotia e em Itapecerica da Serra, Elenita Rodrigues da Cooperativa de Reciclagem Recicla Vera Cruz, Elaine Geraldes, produtora de orgânicos do Sítio Horta da Serra e a ambientalista Adriana Abelhão da Preservar Ambiental. Representando a Seae, estará também o ambientalista Rodolfo Almeida.
A audiência é aberta ao público, com microfone aberto à população, especialmente aos moradores das áreas afetadas e municípios vizinhos, com o objetivo de conscientizar, esclarecer dúvidas e registrar oficialmente as manifestações da comunidade, garantindo transparência e responsabilidade socioambiental nas decisões futuras relacionadas ao projeto.
AGENDA
Data: 14-06-2025
Horário: 9h00
Local: Câmara Municipal de Itapecerica da Serra
Largo da Matriz de Nossa Sra. dos Prazeres, 147 – Centro
Organização:
Preservar Ambiental
Seae – Sociedade Ecológica Amigos de Embu
Sabrac – Associação de Moradores dos bairros Ressaca e Caputera
Movimento Nova Raposo NÃO!