DestaqueItapecerica da SerraNotícias

ABAIXO-ASSINADO – NÃO AO NOVO OLEODUTO DA PETROBRAS NA MATA ATLÂNTICA

Alerta ambiental: oleoduto da Petrobras é a mais nova ameaça aos mananciais no Estado de São Paulo

 

Vimos por meio deste abaixo-assinado pedir seu apoio contra a instalação do Oleoduto da Petrobras, passando por 13 cidades, de São Paulo, Baixada Santista e Sorocaba, a mais nova ameaça ao meio ambiente no Estado, passando por áreas de Mata Atlântica preservada, em cidades produtoras de água da Guarapiranga e Alto Cotia:

– Itapecerica da Serra

– Embu das Artes

– Embu-Guaçu

– Cotia

– São Roque e mais

O projeto pretende abrir uma enorme valeta para passar um tubo de aço, de 50 cm de largura, desmatando mais de 40 metros ao largo de 137 km de extensão, ao custo de 2 bilhões de reais.

 

– 583 propriedades serão afetadas

– 2,5 milhões de m² serão desapropriados

– 300 cursos d’água serão afetados, entre lagos, represas e rios

Nessas cidades, que já estão sendo afetadas por intensos desmatamentos, queimadas e por projetos do governo estadual, como o Nova Raposo, o Contorno Rodoviário e duas Alças do Rodoanel, surge agora essa agressão da Petrobrás, que pretende transportar óleo combustível, da indústria e das termelétricas, reconhecidas pelo seu potencial poluente, passando pelo Cinturão Verde da Reserva da Biosfera da Cidade de São Paulo, arrasando com o que resta do Bioma Mata Atlântica na região, derrubando floresta consolidada e destruindo corredores de fauna.

Áreas protegidas por lei, como a APA Embu-Verde, a APA de Itupararanga e a Reserva Morro Grande serão afetadas. Importantes rios contribuintes dos mananciais que abastecem a Grande São Paulo, serão seriamente atingidos. São exemplos os ribeirões do Rio Sorocamirim, comprometendo o abastecimento de água de toda a cidade de Sorocaba e os dois principais rios contribuintes da Represa Guarapiranga, o Rio Embu-Guaçu e o Embu-Mirim, que juntos geram mais de 60% de toda água distribuída pelo sistema para mais de 5 milhões de pessoas.

São graves os impactos ambientais dos oleodutos subterrâneos, por vazamentos de óleoexplosões e mesmo roubo de combustível. Há também o escape de vapores poluentes, que afetam a saúde da população. As comunidades que serão afetadas sabem muito pouco do projeto e de como ele mudará suas vidas, obrigando famílias a se mudarem e aqueles que não possuem terreno regularizado perderão suas casas.

Em tempos de Catástrofe Climática, que já se faz sentir imensamente no Estado de São Paulo, em ano de COP 30 no Brasil, com a urgente necessidade de transição energética da Petrobras para energias limpas e diminuir as emissões de CO² que aquecem o Planeta e retroalimentam as catástrofes climáticas, temos que vir a público pedir o óbvio:

 

NÃO À AMEAÇA DO OLEODUTO DE ÓLEO COMBUSTÍVEL DA PETROBRAS EM NOSSAS MATAS!

 

ASSINE O ABAIXO-ASSINADO PARA QUE A PETROBRAS REAVALIE ESSA ATROCIDADE. 

 

NÃO AOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS!

 

NÃO AO OLEODUTO!

 

Abaixo-assinado · ASSINE CONTRA O OLEODUTO DA PETROBRAS NA MATA ATLÂNTICA! – Brasil · Change.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *