31 de Outubro: Dia Nacional do Saci-Pererê
O Dia do Saci é comemorado no 31 de outubro no Brasil, coincidindo com o Halloween (Dia das Bruxas) nos Estados Unidos. A data foi criada em 2003 através do Projeto de Lei nº 2.762, proposto pelo deputado Aldo Rebelo, e foi oficialmente consolidada em 2013 pela Lei nº 2.479. O objetivo é valorizar o folclore brasileiro e promover a cultura nacional, resgatando lendas e tradições que fazem parte da identidade cultural do país.
O Saci-Pererê, símbolo do folclore nacional celebrado em 31 de outubro, contrasta com o Halloween (Dia das Bruxas). Enquanto o Saci, um menino negro, de gorro vermelho e uma perna só, é um travesso guardião das matas que usa seus poderes para pregar pequenas peças e proteger a natureza, o Halloween é uma festa de origem celta marcada por figuras como bruxas, vampiros e zumbis, com foco no sobrenatural e no terror. Promover o Dia do Saci em 31/10 é uma forma de valorizar a cultura brasileira, oferecendo um personagem único e positivo em contraste com as tradições estrangeiras.
Dos oito municípios que compõe do CONISUD, apenas Taboão da Serra homenageia esse personagem do Folclore brasileiro, através da EMI Saci Pererê, no Jardim Pedro Gonçalves. Ainda em Taboão da Serra, o ex-vereador e atual Secretário Municipal de Cidadania, Prof. Moreira, é autor da Lei Dia do Saci e seus amigos, a ser comemorada anualmente em 31 de Outubro. Em Embu das Artes, a ex-vereador Ná do PT foi autora de uma Lei no mesmo sentido.
