DestaqueEmbu Das ArtesNotícias

Abdan e Uriel questionam LOA “vazia” de Embu das Artes: falta de transparência vira risco no orçamento 2026

A Câmara Municipal de Embu das Artes confirmou o recebimento da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2026, enviada pelo Poder Executivo.
O projeto de lei foi protocolado para análise durante a 36ª Sessão Ordinária, realizada no último dia 12/11. O texto do Executivo se limitou à apresentação dos valores globais de arrecadação e despesas, sem detalhar as ações prioritárias e a preocupação com as políticas públicas municipais.
Neste momento, os únicos a questionarem a falta de detalhamento foram os vereadores de oposição Abdan Henrique da Silva e Uriel Biazin. O vereador Abdan Henrique da Silva criticou a ausência de especificidade:
“Uma Lei Orçamentária enviada sem a devida especificação das ações e investimentos prioritários é, na prática, um cheque em branco. A população de Embu das Artes e esta Casa merecem saber exatamente como cada centavo será gasto, pois não podemos fiscalizar ou propor melhorias em algo que carece de transparência e detalhamento.”
A Casa Legislativa seguirá agora com a fase de estudos e audiências públicas para aprofundar a análise do orçamento.
Perigos da Falta de Transparência na LOA 2026
A ausência de detalhamento impede a fiscalização efetiva, abrindo margem para a alocação de recursos em áreas não prioritárias, o que compromete o desenvolvimento e a eficácia das políticas públicas municipais essenciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *