De Crítica Irônica a Logotipo Oficial: A Coluna do Pombo completa 26 Anos como termômetro político da região
A Coluna do Pombo não é apenas uma seção de opinião; é um marco na história do Folha do Pirajuçara. Caracterizada por sua crítica política e social de estilo irônico e linguagem popular, que é frequentemente enriquecida com refrões de músicas e ditados populares, a coluna está celebrando 26 anos de existência junto com o jornal, presente ininterruptamente desde o seu número zero.
Sua relevância para a região, que abrange Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra—é resumida em seu célebre bordão: “Se a gente que é pombo não fala, ninguém fala”. Com essa postura, a coluna cumpre um papel fundamental de fiscalização não-oficial do poder público, dando voz à comunidade e mantendo a classe política sob constante vigilância através do debate e da denúncia ácida.
O reconhecimento de sua importância transcendeu as páginas: tamanha foi a consolidação de sua identidade que, após o vigésimo aniversário do jornal em 2019, a imagem do pombo foi oficialmente adotada como logotipo do Folha do Pirajuçara.
Essa voz única e elevada, capaz de analisar o cotidiano regional, tem uma origem curiosa. A Coluna do Pombo surgiu inspirada em uma antiga propaganda da Eletropaulo (Companhia de Eletricidade de São Paulo), onde um pombo sobrevoava os fios de energia e, a partir dessa perspectiva distanciada e alta, analisava a cultura e a vida das pessoas da cidade, definindo o tom de observação crítica da coluna.
