DestaqueDestaque 2Notícias

Mário Aparecido de Souza: jornalista resiliente, perdeu a visão, mas manteve voz na Folha do Pirajuçara

                Como jornalista, formada pela Faculdade Cásper Líbero, tal qual o jornalista Prof. Mário, tenho a satisfação de apresentar a todos essa pequena trajetória do amigo, que sempre defendeu a bandeira da Causa Ambiental.

                Nascido em Santo André, São Paulo, o jornalista Mário Aparecido de Souza, hoje com 64 anos, construiu uma sólida carreira na comunicação, sendo reconhecido por sua resiliência e por seu trabalho à frente do jornal Folha do Pirajuçara, que atende Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra e região.

 

Carreira Profissional em ordem cronológica

 

Formação: Formou-se em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero em 1985.

Em 1987, atuou como jornalista e assistente de marketing no Colégio Radial, e também foi Assistente de Marketing na Firestone.

Imprensa Regional (Anos 90): Paralelamente à docência na rede estadual, na Escola Estadual do Jardim São Salvador em Taboão da Serra (1992-1998).

Mário de Souza foi editor de importantes jornais da região:

Notícia Santo Amaro (de Pedro José da Silva).

Hora em Ação, pertencente ao então jovem empresário Ricardo Nunes, atual Prefeito de São Paulo.

Folha da Região Oeste (de Sueli de Castro).

Correio de Itapecerica (de Frederico Alves de Oliveira Neto).

Gazeta da Região (juntamente com Paulo Batista Reis, hoje Deputado Estadual pelo PT).

Setor Público:

Entre 1999 e 2003, foi diretor de comunicação da Câmara Municipal de Embu das Artes.

No final de 2005 até meados de 2006, atuou como diretor de comunicação da Prefeitura Municipal de São Lourenço da Serra.

 

A Resiliência e o Legado

 

                Após sua passagem pela Prefeitura de São Lourenço da Serra, Mário de Souza enfrentou seu maior desafio: entre o final de 2006 e 2007, uma diabetes agressiva levou à perda total de sua visão. No entanto, com o apoio inabalável da família, ele manteve-se ativo na profissão e continuou seu trabalho na comunicação.

                À frente do Folha do Pirajuçara, ele sempre foi uma voz ativa na região, notadamente pela Coluna do Pombo e seu famoso jargão: “Se a gente que é pombo não fala… Ninguém fala.”

                Em reconhecimento à sua dedicação, Mário Aparecido de Souza recebeu os títulos de “Cidadão taboanense” e “Cidadão embuense” em 2019.

 

Vida Pessoal

 

                Mário Aparecido de Souza foi casado há 40 anos com Sandra Teresa Barbosa de Moraes, teve dois filhos, sete netos biológicos e seis netos afetivos.

Deixou um legado de resiliência e força, não deixou se abater diante das dificuldades da vida. Manteve firme à frente do jornal mesmo com todas as suas limitações, a voz do Pombo sempre será lembrado.

 

*20/09/1961 +27/11/2025

 

(*) Adriana Abelhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *