Dr. Eduardo Nóbrega pode responder por quebra de decoro parlamentar na Câmara Municipal de Taboão da Serra
O clima de animosidade entre as bancadas da situação e da oposição esquentou na Câmara de Vereadores de Taboão da Serra. Na sessão ordinária da Casa, no último dia 25/09 o vereador Eduardo Nóbrega (PSDB), ex-líder do PSDB e do prefeito, teria agredido verbalmente a presidente da Câmara Joice Silva (PTB),
Recursos regimentais
Os ânimos se acirraram, quase no final do expediente, por volta das 13h44, quando o vereador Eduardo Nóbrega não aceitou o recurso regimental utilizado pelo vereador Marcos Paulo, que pedia reunião de líderes, amparado no art. 103 do regimento interno, faltando poucos minutos para o término da sessão.
Mesmo com a Sessão suspensa, o vereador Eduardo Nóbrega subiu á tribuna e não poupou críticas a presidente. “A senhora é presidente da Câmara, não é capacho do prefeito. É brincadeira o que está fazendo. Você não está respeitando o parlamento. A senhora é fraca, não respeitou o parlamento e não sabe fazer conta de matemática. Faltam 16 minutos e pedem 20? Ela rasgou a história dela e da mãe dela”, esbravejou Eduardo Nóbrega.
Segura e determinada, Joice respondeu. “Cumpra o regimento porque a presidente até dezembro sou eu”. Em seguida, ela caminhou em direção à sala de reunião e foi seguida por Nóbrega.
Ela afirmou também que o regimento está sendo cumprido. “Não tenho medo de processo, porque estou perante a lei”. Por fim, pontuou que Nóbrega “tem que aprender a respeitar as pessoas”. “Não tenho medo de ameaças, gritos. Ele tem que aprender a me engolir como mulher, vereadora e presidente da Câmara”, disse.
Embora a presidente Joice Silva possa apresentar requerimento que convoca a Comissão de Ética para avaliar a possível falta de decoro por parte do ex-líder do Governo, ela ainda não se manifestou sobre essa possibilidade. A atitude agressiva do vereador Eduardo Nóbrega pode influenciar a presidente Joice Silva, a apresentar o documento e exigir providências por parte da Mesa Diretora.
Baseado no Regimento Interno, caso a presidente decida pela instalação da Comissão de Ética, à Câmara deve avaliar a possível falta de decoro e punir exemplarmente os vereadores que não respeitam os colegas e consequentemente atingem o Legislativo como um todo.
Boletim de Ocorrência
A Folha do Pirajuçara através de suas fontes fidedignas, tomou conhecimento que a presidente da Câmara Joice Silva, registrou Boletim de Ocorrência na DDM-Delegacia de Defesa da Mulher. Junto a ela, cinco vereadores estiveram presentes á DDM como testemunhas.
O B.O foi lavrado no final da tarde do dia 26/09, um dia após as agressões verbais proferidas pelo vereador Eduardo Nóbrega contra ela, porém a reportagem não teve acesso ao conteúdo do boletim.