Evento no Cemur marca início do Outubro Rosa em Taboão da Serra

Secretária de Saúde Drª Raquel Zaicaner e autoridades locais

A manhã desta quinta, dia 04/10, marcou a abertura das atividades do Outubro Rosa em Taboão da Serra, voltado à prevenção e conscientização do câncer de mama, com palestras para estimular a participação da população. O evento contou com a presença da secretária de saúde Dra. Raquel Zaicaner, do vice-prefeito Laércio Lopes, representando o prefeito Fernando Fernandes, a coordenadora dos Direitos da Mulher, Dra. Sueli Amoedo, os vereadores Rita de Cássia (PSDB), Cido da Yafarma (DEM), Ronaldo Onishi (SD), Priscila Sampaio (PRB) e a presidente da Câmara Joice Silva (PTB). Também prestigiaram a delegada da Delegacia de Defesa da Mulher, Aparecida Alves Janducci, o presidente da OAB Taboão da Serra, Dr. Moacir Tertulino, e o presidente do conselho de saúde, Ledivan Lopes Seabra.

“Todas as unidades de saúde terão atividades programadas durante esse mês. Nós pedimos e recomendamos a todas as pessoas que procurem a unidade de saúde mais perto de sua casa e se informe e participe. Nós temos feito aqui em Taboão um cronograma anual, cada mês nós temos um tema que chamamos atenção para ele e esse mês é o câncer de mama”, diz Zaicaner, secretária de saúde.

O evento teve a intenção de reforçar a campanha contra o câncer de mama e o incentivo para o exame de toque. Os temas das palestras foram “Prevenção ao Câncer de mama”, “Prevenção do câncer do colo de útero”, com a Psico-oncologista Margareth Nascimento do Espaço Viva Bem. Também teve exposição de bonecas, corte de cabelo solidário, maquiagem, apresentação de hip-hop, coral e zumba.

A coordenadora dos direitos da mulher Dra.Sueli Amoedo reforça que o Outubro Rosa é “um alerta” para que as mulheres possam fazer o autoexame e o município “tem exame de mamografia e acompanhamento o ano inteiro”, diz. A presidente da Câmara, Joice Silva (PTB), reforçou a importância de “falar sobre esse assunto, mesmo sendo algo ruim de ouvir”. “Estamos aqui para falar sobre o auto-exame de homens e mulheres” em Taboão da Serra.

 

Corte Solidário

 

Mulher doa cabelo em evento de abertura do Outubro Rosa

A manhã contou com a presença do Projeto Mechas de Amor, representada pela cabeleireira Rosy Rocha, de Taboão da Serra, que promove doações de cabelos para a confecção de perucas para serem entregues às mulheres que realizam tratamento oncológico.

“Nosso projeto é um grupo de mulheres que querem ajudar a levantar a auto-estima de pessoas que estão tratando o câncer. Em meu salão faço cortes gratuitos para essas doações. Esse projeto é só amor e doações. E temos programação ao longo de todo mês”, diz Rosy.

 

fonte: http://taboaoemfoco.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *