Contra “cassação” das vozes dos vereadores, presidente Joice Silva manda GCM esvaziar galeria da Câmara de Taboão da Serra

Durante a 29ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Taboão da Serra, em 09/10, o clima tenso e pesado, mais uma vez tumultuou os trabalhos legislativos, chegando ao extremo da GCM ter que esvaziar a galeria da Casa de Leis.

A galeria da Câmara, dividida entre os grupos das “eduardetes” e anti-eduardetes, promoveram uma verdadeira “cassação” das vozes dos vereadores. Enquanto as “eduardetes” promoviam vaias e gritos de guerras contra os vereadores da base governista que faziam o uso de suas palavras, o grupo oposto teve a mesma postura em relação aos vereadores de oposição.

Das 10h até as 12h os vereadores conseguiram votar apenas a Ata da 24ª Sessão Ordinária do dia 24/09. Nem mesmo o vereador Eduardo Nóbrega mostrou ter controle sobre seu grupo. Em virtude disto a intenção do vereador de ter lido o requerimento apresentado pelo bloco de oposição ficou inviável, uma vez que o seu próprio grupo estava mais interessado em provocar e vaiar os vereadores da base do governo que não houve tempo para a leitura de nenhuma propositura.

A vereadora Priscila Sampaio foi severamente vaiada e interrompida ao tentar falar das “Mulheres do Eduardo”, grupo de apoio presente a galeria da Câmara em apoio ao vereador Eduardo Nóbrega, a quem algumas pessoas já chamavam de “eduardetes”.

 

Esvaziamento da galeria

 

Por diversas vezes a presidente da Câmara, a vereadora Joice Silva, rogava a ambos os grupos que respeitassem os oradores em Tribuna. Com o acaloramento das manifestações, pela lotação da galeria e a presença de algumas crianças, a presidente em decisão colegiada, solicitou a GCM que esvaziasse as galerias da Câmara por questão de segurança de todos.

Pela decisão de todos os vereadores ficariam apenas os Assessores de Gabinete, os Vereadores e a Imprensa.

Após o esvaziamento, já perto das 13h30min, um segundo tumulto teve inicio no Plenário da Câmara.

Como a determinação dos vereadores foi contra a presença de qualquer pessoa que não fosse das assessorias e da imprensa, o protagonista da nova desordem foi o funcionário da Câmara de Embu das Artes, Celso Vasconcelos, que mesmo não sendo jornalista não queria sair do espaço de trabalho da Imprensa.

Celso Vasconcelos, conhecido como Celsinho entrou em conflito com a presidência e os vereadores, chegando ameaçar com retaliação a presidente Joice Silva.

O desequilíbrio emocional de Celsinho também voltou-se contra a Imprensa presente, com trocas de insultos e xingamentos contra os sites Jornal Na Net, Taboão em Foco e o jornal Atual.

A confusão ultrapassou as 14h e, quando Celsinho retirou-se do Plenário, a presidente Joice Silva deu inicio ao retorno dos trabalhos Legislativo e encerrou o expediente anunciando a 30ª Sessão Ordinária para o próximo dia 16/10.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *