Taboão da Serra e região: Folha do Pirajuçara chega a sua milésima edição
Nesta semana, o Jornal Folha do Pirajuçara, um dos mais antigos em atividade na região, está publicando a sua milésima edição com tiragem semanal ininterrupta. A história do jornal se confunde com a das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba e São Lourenço da Serra.
Em uma atividade pouco valorizada, são poucos veículos que conseguem chegar a essa marca. Fundado em 1999 pelo jornalista Mário Aparecido, um dos maiores nomes do jornalismo regional, a Folha do Pirajuçara passou por diversas fases, sempre levando informação de qualidade para os leitores da região.
Pelas suas páginas passaram diversos profissionais que começaram no jornalismo e depois migraram para seus próprios veículos, como Branco (Semi), Eliseu Teixeira (SP Repórter) Manoel Rocha (Um Novo Jornal), Vera Sampaio (São Lourenço em Manchete), Ivone Begliomini (Página 7), Ratinho (O Ratual), Paco Mariano (TV Pirajuçara), Renata Gomes (atualmente na imprensa da prefeitura de Taboão da Serra) entre outros.
No início o jornal era mensal, passou a quinzenal até o atual formato, semanal. A cobertura que começou restrita a Embu das Artes ampliou sua distribuição para Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra e até Cotia.
No auge das suas publicações, em 2006, o jornal realizava um forte jornalismo investigativo, que deixou uma marca triste: o jornalista Mario Aparecido foi agredido por um assessor e teve complicações na visão, complicações que ele leva até hoje. Mesmo com dificuldades, o jornal se manteve de pé nesse tempo todo.
Nos últimos dias o jornal recebeu diversas homenagens. No dia 06/06 na Câmara Municipal de Taboão da Serra foi aprovado um voto de louvor de autoria do presidente André da Sorriso ao periódico. Mesma medida foi feita pelo vereador Allan Dias de Itapecerica da Serra. No mesmo dia, foi votado e aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, moção de Louvor, de iniciativa do Deputado Estadual Reis do PT.
Nessa longa caminhada Aparecido faz questão de agradecer profissionais que ajudaram a manter o periódico durante tanto tempo. “A Maíra, minha filha, passou a fazer a diagramação do jornal, já que não enxergava mais. Minha família foi muito importante, o Mário Augusto, a Eliane e principalmente a Sandra, minha esposa. Quando perdi a visão, tive que reaprender a fazer jornalismo”.
Atualmente o jornal circula em Embu das Artes, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra e São Lourenço da Serra. O Jornal também defendeu importantes bandeiras, como a chegada das ETECs na região. Outras campanhas defendendo o Meio Ambiente, Cultura e Esporte também marcaram época. A coluna Curta Cultura, de Noel Magalhães, foi uma das mais lidas, mas nada superou a Coluna do Pombo. “Se a gente que é pombo não fala, ninguém fala”, brinca Aparecido.
Nessas mil edições uma coisa é certa, a história da região passou pelas páginas da Folha do Pirajuçara e com certeza a muitas outras ainda serão publicadas nesse veículo de comunicação que sempre estará presente no cotidiano da nossa região.
*por: Eduardo Toledo // site O Taboanense