DestaqueNotíciasPauta Livre

Hospital Pequeno Príncipe promove ações para o combate à violência infantil

Três eventos on-line e gratuitos serão realizados em maio, mobilizando a sociedade para a proteção da infância e da adolescência

 

O Hospital Pequeno Príncipe promove uma série de eventos gratuitos e on-line como parte da tradicional Campanha Pra Toda Vida – A Violência não Pode Marcar o Futuro das Crianças. Desenvolvida desde 2006, a iniciativa reforça a necessidade de mobilização coletiva frente a um cenário de aumento contínuo dos casos de violência. A programação inclui uma aula aberta sobre combate à violência infantil (14 de maio), uma live sobre proteção no ambiente digital (15 de maio) e uma live com uma especialista em neurodesenvolvimento e pediatria (20 de maio).

 

Aula aberta “Combate à violência infantil” – 14 de maio

No dia 14 de maio, às 19h30, haverá a aula aberta “Combate à violência infantil”, promovida pelo Multiplica PP, programa de educação continuada do Hospital Pequeno Príncipe. Durante o evento, serão discutidas estratégias para criar ambientes seguros em casa, na escola e na comunidade, além da identificação precoce de sinais de violência. Participarão da aula os palestrantes Bruno Jardini Mader, Maria Cristina da Silveira e Rosane Baptista, com mediação de Victor Horácio. A atividade será gratuita e oferecerá certificado de participação.

 

Live “Violência digital: seu filho está seguro?” – 15 de maio

No dia seguinte, 15 de maio, às 18h, será realizada uma live especial com o tema “Violência digital: seu filho está seguro?”, transmitida no YouTube do @hospitalpequenoprincipe e do @multiplicahospitalpp. A ação contará com convidados da @SaferNet e da @vitaalere, que vão debater os riscos da internet para crianças e adolescentes, como cyberbullying, exposição excessiva e formas de prevenção no ambiente digital.

 

Live “Pra Toda Vida: construindo redes de proteção”– 20 de maio

Encerrando o mês de mobilização, no dia 20 de maio, às 21h, a psicóloga Márcia Tosin (@criacao\_neurocompativel) entrevistará ao vivo no Instagram o médico Victor Horácio, do Hospital Pequeno Príncipe. A conversa abordará aspectos do combate à violência contra crianças, com foco em conscientização para famílias e cuidadores, trazendo orientações práticas de proteção e apoio.

 

Referência

Referência no atendimento de vítimas de violência, o Hospital Pequeno Príncipe registra um aumento preocupante de casos: entre 2014 e 2024, o número de atendimentos praticamente dobrou, passando de 378 para 720 ocorrências anuais. Mais de dez mil crianças e adolescentes já foram acolhidos pela instituição nas últimas duas décadas. Em 2024, 72% dos casos atendidos foram classificados como violência intrafamiliar, com destaque para a violência sexual (58% dos registros) e para a predominância de meninas (71% das vítimas). Crianças de até 6 anos representam o grupo mais vulnerável, com situações graves envolvendo até mesmo bebês.

 

Pra Toda Vida: história e compromisso com a proteção

Há quase duas décadas, a Campanha Pra Toda Vida mobiliza profissionais, famílias e sociedade para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes. A iniciativa inclui capacitações, produção de materiais educativos, atuação nas redes sociais e fortalecimento dos canais de denúncia. Além de seu atendimento multiprofissional a vítimas de violência, o Pequeno Príncipe mantém o Programa Proteger, que oferece apoio psicológico e social no pós-alta hospitalar, com foco na reconstrução de vínculos seguros e no fortalecimento da trajetória de vida das crianças e adolescentes atendidos.

 

Como ajudar

Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos canais:

📞 Disque 100 (nacional) | 📞 Disque 181 (Paraná) | 📞 Disque 156 (Curitiba)

 

Serviço

Aula aberta “Combate à violência infantil”

* Data: 14 de maio (quarta-feira)

* Horário: 19h30

* Modalidade: On-line, ao vivo

* Duração: uma hora

* Inscrições gratuitas: \[link de inscrição]

 

Live “Violência digital: seu filho está seguro?”

* Data: 15 de maio (quinta-feira)

* Horário: 18h

* Transmissão: YouTube @hospitalpequenoprincipe e @multiplicahospitalpp

* Participação especial: @SaferNet e @vitaalere

 

Live “Pra Toda Vida: construindo redes de proteção”

* Data: 20 de maio (terça-feira)

* Horário: 21h

* Transmissão: Instagram @criacao\_neurocompativel

 

Sobre o Pequeno Príncipe

Com sede em Curitiba (PR), o Hospital Pequeno Príncipe é o maior e mais completo hospital pediátrico do Brasil. Há mais de cem anos, a instituição filantrópica e sem fins lucrativos oferece assistência hospitalar humanizada e de alta qualidade a crianças e adolescentes de todo o país. Referência nacional em tratamentos de média e alta complexidade, realiza transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea, além de atuar em 47 especialidades e áreas de atuação em pediatria, com equipes multiprofissionais.

 

Com 369 leitos, sendo 76 de UTI, o Hospital promove 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2024, realizou 240 mil atendimentos ambulatoriais, 20 mil cirurgias e 293 transplantes. Reconhecido como hospital de ensino desde a década de 1970, já formou mais de dois mil especialistas em diferentes áreas da pediatria.

 

A atuação em assistência, ensino e pesquisa – conforme o conceito Children’s Hospital, adotado por grandes centros pediátricos do mundo – tem transformado milhares de vidas anualmente, garantindo-lhe reconhecimento internacional. Em 2024, foi listado como um dos 80 melhores hospitais pediátricos do mundo e, pelo quarto ano consecutivo, foi apontado como o melhor hospital exclusivamente pediátrico da América Latina pela revista norte-americana Newsweek. Desde 2019, o Pequeno Príncipe é participante do Pacto Global e contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas.

 

 

(*) Hospital Pequeno Principe / (*) foto: https://trackmob.com.br/

One thought on “Hospital Pequeno Príncipe promove ações para o combate à violência infantil

  • Sirlene ferreira da Silva

    Parabéns belo exemplo

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *